20 de maio de 2011

Porque jogar... GTA IV


O que é...

GTA é uma franquia de jogos que começou com "Grand Theft Auto" em 1997, para PlayStation, PC e Gameboy Color, criado pela "DMA Desing", hoje "Rockstar North". Desde sua primeira aparição o jogo é alvo de polêmicas, afinal nenhuma mãe que se preze quer que seu filho jogue com um bandido que pode sair por aí matando inocentes, roubando carros, assaltando bancos e chacinando um bando de criancinhas (ou lutadores, sei lá, eu so lembro de um pessoal andando em fila). Com a evolução dos video games, uma hora um jogo que fez tanto sucesso seria refeito em 3D, e então o jogo entrou na nova era com "Grand Theft Auto III" para PlayStation 2, PC e Xbox, em 2001. Mais uma vez ouve polêmica com a violência e a liberdade, marcas da série, mas agora o maior realismo agravava a situação, me lembro da primeira vez que vi uma imagem do jogo, naquela época o jogo parecia perfeito, mas agora vejo que não era nem um pouco, mas GTA IV está muito perto disso.



O que acontece... (sem spoilers)

Nesse GTA, lançado em 2008 para PS3, Xbox 360 e PC, você controla Niko Belic, um imigrante do leste europeu, veterano de guerra, que vai procurar em Liberty City (baseada em New York) o "Sonho Americano", mas rapidamente acaba indo para num universo de guerra de gangues, assassinatos, drogas, roubo de carros, e tudo mais aquilo que já é de se esperar em um jogo da franquia. Você é recebido no porto por seu primo Roman Belic, que já morava nos EUA e se correspondia com você por cartas e e-mails, dizendo que morava em uma mansão, tinha vários carros e mulheres. É claro que você descobre que isso era tudo mentira e acaba tendo que dividir um pequeno apartamento com ele, e ajuda-lo trabalhando em sua firma de taxi. Não demora muito e ele conhece Vlad Glebov, que fazia seu primo de bobo, pegava a mulher dele e emprestava dinheiro ao Roman. Quando seu primo fica sem condições de pagar, acaba sobrando pra você fazer um "serviços" para Vlad, começando sua vida de crimes por Liberty City.
Agora, como você já deve ter percebido, esse GTA tem uma coisa que faltava nos outros e é crucial para seu sucesso, uma história bem feita, que te liga ao personagem. Bem diferente de simplesmente um bandido que sai da cadeia e já começa a praticar crimes, você aos poucos vai vendo o desenrrolar da história e sem perceber já está no meio de algo muito maior, sendo somente uma peça num grande jogo que rola na cidade. Várias vezes Niko é obrigado a fazer algo ilícito para ajudar alguém (é claro que isso não é desculpa para sair matando geral, mas o caro já é um pouco complexado e sem culpa, afinal foi veterano de guerra). O enredo é tão bem feito, que chega a dar desânimo de jogar quando já se completou a história, mas de tão bom que é, fica a vontade de começar o jogo de novo (ou de jogar as expansões, que na minha opinião são vitais para aumentar a durabilidade do jogo, que passa de 30 horas sem problemas).



Mecânica...

Se você já está acostumado ao jogo, logo no início você vai sofrer um pouco, pois os controles dentro do carro mudaram bastante (e o jogo começa já dentro do carro). No PS3 o carro acelera com o "R2" e freia com o "L2" (o "X" é o freio de mão, do mesmo jeito que o "L1", e o "Quadrado"troca de armas dentro do carro e, se segurado por um tempo, liga o farol alto). Essa é a maior mudança do jogo nos controles, pode parecer esquisito no início, mas como o "R2" e o "L2" no controle do PS3 são em formato de alavanca, isso facilita na hora de controlar a velocidade do carro, melhorando a dirigibilidade quando se acostuma com os controles.
Ainda na mecânica, algo que pode desapontar os jogadores de outros jogos da série, é o relativo pouco número de armas, se comparado ao GTA San Andreas por exemplo. O jogo basicamente tem duas versões de cada arma, uma simples e outra um pouco melhor (pistola, shotgun, granada, corpo-a-corpo, metralhadora, rifle, sniper rifle e somente uma RPG) totalizando 15 armas (o que aumenta consideravelmente nas expansões). Mas uma ótima novidade é o modo de mira do jogo, onde a câmera toma uma posição ao lado de uma dos ombros do jogador (que pode ser mudado apertando "R3") que não atrapalha o tiroteio e ajuda a visualizar em volta a procura de pontos de cobertura, que também funcionam muito bem no jogo. Outra coisa que impressiona no jogo é a física, com batidas impressionantes (principalmente quando você voa pelo para-brisas depois de bater feio e não usar cinto de segurança) e mudanças no controle do carros compatíveis com as diferenças na rua, como chuva, piso irregular e pessoas atropeladas, hehe.



Visual...

O realismo nunca foi tão impressionante, desde a cidade, passando pelos carros, e pelas pessoas nas ruas, que parecem ter vida própria, andando por aí, entrando em taxis e carros estacionados, atendento ao celular, parando para comer, etc. E o jogo está mais violento do que nunca (é claro que não chega aos pés de God of War) com bastante sangue que aparece de forma realista, não caricata como era antigamente (como quando você cortava a cabeça de alguém fora com uma katana, que saudade disso...). Atropelar alguém agora faz com que seu carro fique cada vez mais sujo de sangue, o que dá uma agonia quando se atropela alguém por engano... Sem falar em bater em um inocente na rua (certa vez fui dar porrada em uma velhilha que tava passando, só por bater, quando eu acabei com ela e ela saiu correndo mancando implorando pra deixar ela ir, eu fiquei com muito remorso, nunca mais fiz isso! XD). Um outro quesito de visual, é a câmera, que à pé é muito boa, mas deixa a desejar quando se entra no carro, sendo controlada pelo analógico direito.



Som...

Apesar de não ter gostado muito das músicas das rádios do jogo (somente da Vladivostok FM, porque eu gosto de ouvir músicas que Niko gostaria de ouvir, músicas russas e coisas do tipo), o som é muito bom, nada parecido com um tema épico de God of War, mas se encaixa bem no jogo e isso já é meio caminho andado. Fora isso, as vozes dos personagens principais e das pessoas aleatórias nas ruas estão perfeitas. A emoção que os dubladores passaram foi muito boa e se encaixam nos momentos certos, sem vacilar ou exagerar.



Pontos positivos...

- Pela primeira vez em jogo da franquia GTA a história é mais importante do que sair por ai matando geral (não que eu não tenha gostado da história dos anteriores, mas sim que essa realmente vale a pena, não está lá só pra encher linguiça)
- Realismo absurdo (alerta, jogar esse jogo em uma TV que não é HD pode resultar em não entender nada do que vem escrito em mensagens o celular, o que é muito importante)
- Personagem carismático (você torce para que Niko tenha um final feliz...)
- História relativamente grande além da possibilidade de jogar as expansões (na minha opinião obrigatórias)
- Liberdade de fazer qualquer coisa (o que já é característico de GTA, mas agora em HD, hehe)
- Inteligência da polícia bem, melhorada, e agora você pode tomar tiros de dentro do carro (o que faz com que você morra muito mais facil quando fica cercado)

Pontos negativos...

- Acabando a história, não resta muita coisa pra se fazer (apesar de ter vários saltos de carro pra se realizar, pombos a matar, carros a entregar, mas essas coisa não dão recompensas muito boas e são muito difíceis de conseguir, por isso acaba sendo chato e não completei tudo, só os carros...)
- Poucas armas (as expansões melhoram, mas mesmo assim poderia ter mais algumas, principalmente de destruição, lança chamas por exemplo)
- As constantes ligações de seus amigos te chamando pra sair enchem o saco (bando de pessoal carente...)
- Falta da opção para se comprar residências e lugares para render dinheiro (eu adorava isso no Vice City e no San Andreas)
- Quando se dirigi em alta velocidade a câmera tende a paralelizar com o chão, impedindo de se enchergar direito o que vem à frente (para consertar isso tem q se jogar empurrando levemente o analógico direito para cima, o que é um porre)

Procurando defeitos...

- Se você prestar bem atenção e com um pouco de sorte (ou seria azar) você pode ver pessoas exatamente iguais juntas
- Quando se está dirigindo em alta velocidade e se olha para trás, quando se olha para frente de novo, os carros que estavam na sua frente mudam (o que pode ocasionar uma batida....)

Notas...

Visual_______8/10 (culpa da câmera no carro, senão seria 10/10)

Enredo________10/10

Som____________8/10

Mecânica__________9/10

Controles___________9/10

Replay______________8/10

Total_________________8,7/10

O jogo em uma palavra...

Liberdade


Bônus

Se você quiser jogar o Grand Theft Auto e Grand Theft Auto 2 originais no seu pc, é só baixar de graça diretamente no site da Rockstar. Como bônus do bônus você ainda pode baixar o jogo "Wild Metal", que eu nunca ouvi falar, mas tá lá, hehehe. XD

5 comentários:

  1. uuuual , aprendi muito sobre GTA , joguei algumas vezes mas nao me dou mt bem nos jogos rs .
    Vou voltar sempre aqui , se puder de uma passadinha no meu blog .S2
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu joguei um pocuo e achei muito bom. De longe é melhor em enredo e história que os demais jogos da série, e, como o Rômulo disse tem com ponto principal a LIBERDADE, já vista em demais jogos da franquia e da própria Rockstar.
    Vale ressaltar a idéia ótima da Rockstar ao liberar seus jogos antigos para download gratuito. Quem sabe essa idéia não cola?

    ResponderExcluir
  3. kk fico aff pqq vc naum sabe postar se fosse eu aff ja era ja tinha mais de um milhao de cometarios so comentarios bomss kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. olhem meu site:::http://downsleves.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da explicação...mas eu acho estranho,no meu XBox 360 o GTA IV não acontece essa parada da câmera no carro que você tem que segurar fraco o analógico...mais o jogo deixa a desejar na parte do tiro dentro do carro,pelo menos no XBox 360 é muito hard,quando você esta em uma missão,você não sabe se corre atrás do carro ou se atira,é meio difícil fazer as 2 coisas ao mesmo tempo!!

    ResponderExcluir