7 de novembro de 2012

JoJo's Bizarre Adventure: Análise completa (1)


Uma jornada que atravessa gerações, um legado de heróis... e muita pancadaria. Conheça JoJo's Bizarre Adventure, um super clássico dos mangás e com um dos com o maiores históricos de publicação, tendo mais de 20 anos desde seu lançamento inicial. Nesta série de posts, tentarei fazer a análise mais completa que eu puder, abrangendo o máximo possível desta saga sem estragar as surpresas.

Sobre

JoJo's Bizarre Adventure (JoJo no Kimyō na Bōken, no original) é um mangá publicado desde 1987 na Shounen Jump e, a partir de 2004, na Ultra Jump, por Hirohiko Araki. A obra é imensamente popular no Japão e gerou uma franquia enorme que engloba animações, jogos, livros, action figures etc., mas infelizmente não tem tanta fama por aqui no Ocidente.

Tudo começa em 1880, com o início da batalha entre Jonathan Joestar e Dio Brando, que renega a própria humanidade e se torna um vampiro para obter poder. Mas esse é apenas a ponta do iceberg da batalha contínua dos Joestar.

O enredo é dividido em, até o momento, 8 partes, cada qual complementando a saga de JoJo com um representante dos Joestar em cada. Talvez você conclua que se trata de uma trama super complexa, então? Pelo contrário, é até bem simples, mas esse faz parte do encanto de JoJo.

Características gerais

Enredo

Como dito, o enredo é bastante simples e sua progressão é profundamente atrelada às cenas de ação. De fato, praticamente todo o crescimento dos personagens ocorre durante batalhas, tornando-as ferramentas eficazes ao invés de simples enfeites para deixar o mangá mais legal. Falando nisso...

Batalhas


Uma das marcas mais memoráveis de JoJo são suas batalhas insanas e criativas, com habilidades originais e usos muito inteligentes das mesmas; para sobreviver em JoJo, um bom cérebro é mais importante do que uma boa capacidade de brigar. Tudo isso torna as cenas de ação envolventes e raramente enjoativas.





Elenco

JoJo possui um elenco gigantesco, repleto de personagens carismáticos, embora sem muita complexidade. Mesmo assim, às vezes é possível ver várias facetas de um mesmo personagem quando este é confrontado com uma realidade diferente da qual está acostumado, o que é possível por se tratar de um enredo que constantemente atualiza a si mesmo e aos seus personagens.

Estilo artístico


O estilo de Araki é bastante interessante e único, incorporando alguns elementos dos traços ocidentais e dando retoques de mangás de ação clássicos ao estilo Hokuto no Ken. Conforme a trama vai avançando, Araki acaba se vendo na necessidade de atualizar também seus traços, chegando inclusive a fazer reestruturações bem profundas no seu estilo.










O universo de JoJo's Bizarre Adventure

Ao longo da saga, o autor consegue ir refinando cada vez mais suas próprias construções, encaminhando a obra a um estágio incrível de sofisticação. Confira um pouco da riqueza de conceitos neste universo.

Vampiros

Os vampiros são basicamente super-humanos com sentidos aguçados e força descomunal, mas possuindo a tradicional fragilidade contra a luz do sol. Isso não os torna fáceis de matar, contudo. A transformação de um humano a vampiro é ocasionada primariamente por um artefato denominado "Máscara de Pedra".


A Máscara de Pedra foi criada por Cars, um gênio pertencente a uma raça de seres humanoides extraordinários que dominavam a Terra desde tempos remotos, mas conflitos internos os levaram à sua semi-extinção. O objetivo original era contornar a fraqueza desses seres à luz do sol, mas o artefato era originalmente fraco demais e apenas funcionava com humanos; estes tornavam-se vampiros e eram devorados.





Hamon



Hamon (ondulação) é uma habilidade de artes marciais que permite ao seu usuário transformar energia corporal em outras formas de energia através da respiração. Ela é a maior arma contra os vampiros, por possibilitar a obtenção do poder da luz do sol.











Stands

Stands podem ser entendidos como uma evolução do Hamon; trata-se da suprema manifestação da vontade/espírito do indivíduo no mundo material. Além da materialização, os Stands despertam as habilidades latentes dentro de cada um.


Os Stands são responsáveis por boa parte do dinamismo em JoJo, tendo surgido a partir da parte 3. Não há um Stand realmente invencível: em uma batalha, vence quem melhor utilizar suas habilidades e não abandonar o espírito de luta.

De fato, não importa o método utilizado, os Stands se manifestam apenas naqueles com uma disposição nata, uma vontade que os impele a vencer, sobreviver. Por essas e outras razões, um encontro com um usuário de Stand sempre pode ser letal. Dificilmente você verá um único Stand enfrentando de frente e derrotando vários outros com facilidade — bem, exceto os vilões principais, claro.





JoJo's Bizarre Adventure em outras mídias

Anime

O anime mais famoso e um dos principais fatores que popularizou JoJo foi o OVA da parte 3, lançado em 1993 e que inclusive ganhou uma série complementar em 2000. É graças a isso que, quando se pensa em JoJo, automaticamente vêm a mente coisas como "Muda da", "Ora", "The World" etc., todas marcas desse trecho do mangá.


Há também um filme sobre a parte 1, Phantom Blood, mas nunca veio ao Ocidente nem recebeu sequer metade da atenção dos OVAs.

Neste ano, 2012, começou a ser lançada uma nova adaptação animada de JoJo's Bizarre Adventure. Não tenho certeza até onde vai, mas por enquanto está cobrindo — e muito bem — a parte 1. Recomendadíssimo, seja você fã ou não!

Games

O principal game da série — baseado na parte 3 — é um arcade de luta, com gameplay bastante fluido e um combo épico que serviu para eternizar ainda mais JoJo:



Há outros games menores, como uma adaptação da parte 5 — Golden Wind —, mas de modo geral não tiveram muito destaque. Por sorte, com o impulso do anime, devemos ter o ressurgimento de JoJo nos games com JoJo's Bizarre Adventure: All Star Battle, sendo desenvolvido pela CyberConnect2 e publicado pela Namco com previsão de lançamento para 2013.



Outros

JoJo teve uma repercussão grande o suficiente para render referências e homenagens em diversas outras obras. Alguns destaques:

  • Na série televisiva Heroes, um dos personagens, Hiro Nakamura, é um fã de JoJo's Bizarre Adventure e principalmente de Jotaro.
  • Nota-se a influência de JoJo em muitos jogos de luta. Por exemplo, Benimaru de The King of Fighters é baseado em Polnareff, um dos protagonistas da parte 3. O design de Guile de Street Fighter foi inspirado em Stroheim, coadjuvante na parte 2.

Mais informações

Confira informações individuais a respeito de cada arco e um guia geral com sugestões do que ler neste post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário